terça-feira, 22 de março de 2011

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO TAVAREDENSE

Serração da Velha

26 de Março de 2011

Vai ocorrer, pelas 21,30 horas, mais uma edição de uma das mais antigas tradições tavaredenses: A Serração da Velha.

É uma antiga tradição popular, integrada nos rituais de passagem, ligada ao simbolismo da regeneração e renovação e que ainda subsiste em algumas localidades portuguesas.A "Serração da Velha" é a encenação do julgamento e condenação à morte de uma velha e realiza-se tradicionalmente durante a Quaresma, assentando na mudança de estação do Inverno para a Primavera, simbolizando a luta do dia e da noite, da luz e das trevas ou a morte do Inverno.

Este ritual consiste num desfile pelas ruas de Tavarede, em que se transporta um carro que irá servir para levar a “velha” para o tribunal, onde vai ser julgada e condenada, sendo entretanto lido o seu “Testamento”, cujas “doações” têm uma forte componente de crítica social muito ligada ao associativismo e com a particularidade de ser interpretada apenas por homens.

CONVITE PARA A MORTE
(da Velha)
Convida-se V. Exª. e sua Exma. Família a assistirem ao grande JULGAMENTO DA VELHA, que terá lugar no próximo dia 26 de Março de 2011, sábado, na comarca de Tavarede, em tribunal expressamente levantado para esse fim, no Teatro da SIT.
No seu TESTAMENTO, a desditosa velhinha, fará espalhar pelas pessoas da sua "amizade" o seu riquíssimo espólio, esperando assim satisfazer os desejos de alguns tavaredenses.
Na execução da infortunada velhinha, verão esta heroicamente fazer a entrega do seu tão ressequido e carunchoso corpo, às mãos brutais e cabeludas dos impiedosos e terríveis carrascos, que serrarão a RÉ, LÁ ao SOL, sem DÓ, nem outra nota de qualquer piedade.
O cortejo será acompanhado com uma salada musical executada pela desafinadíssima Orquestra Sinfónica da Outra Banda, que se fará ouvir em dois minutos de silêncio, com a Mula da Cooperativa, em desrespeito da gozada velhinha.
Às 21.30 horas, dadas pelo carrilhão do torreão do Palácio de Tavarede, dar-se-á início à representação do "AUTO DA SERRAÇÃO DA VELHA".
Tragédia em camisa pelo motivo do vestido se encontrar na barrela, escrita pelo grande dramaturgo Marrada Bruto.
A acção decorre sob um grande temporal, carregado de aguaceiros nas partes das regiões baixas e com rajadas fortes do lado do W.C.
Far-se-á sentir ventos secos e húmidos, entre o Vale dos Dois Montes Juntos, devido à descarga atmosférica influenciada pela superfície abdominal.
Esta previsão foi gentilmente fornecida pelo astronómico observatório da Ferrugenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário