sábado, 4 de março de 2017

Passeio à Quinta das Lezírias Teatro Politeama e assistir à nova versão do “Musical Amália”


Domingo, 26 de Fevereiro de 2017

Às 07H45 saímos do Largo da Igreja de Tavarede.

Eram 10H30 quando chegámos à Companhia das Lezírias para uma visita.
Fomos recebidos por duas funcionárias na Adega da Herdade do Catapereiro, que nos serviram de guias.






Passamos por vários setores: área agrícola e pastagens bio diversas; Montado do Sobro - maior montado do mundo; Pinhal da Carrasqueira e nas “Cachopas”- gado ao ar livre, com produção extensiva biológica; Paul das Lavouras; Complexo Coudélico Desportivo de Braço de Prata; e Centro de Interpretação da Charneca.

A Companhia das Lezírias é a maior exploração agropecuária e florestal existente em Portugal, compreendendo a Lezíria de Vila Franca de Xira, a Charneca do Infantado, o Catapereiro e os Pauis (Magos, Belmonte e Lavouras). A Lezíria está compreendida entre os rios Tejo e Sorraia e é dividida pela Reta do Cabo (E.N. 10 entre Vila Franca de Xira e Porto Alto) em Lezíria Norte e Lezíria Sul. A Lezíria Norte é constituída por cerca de 1.300 hectares explorados indiretamente (rendeiros). Quanto à Lezíria Sul, ocupa perto de 5.000 hectares, dos quais cerca de 2600 ha estão arrendados e 2.200 ha são explorados diretamente pela Companhia das Lezírias, sendo quase 1900 ha para pastagens e cerca de 320 ha de arroz. O arroz cultiva-se igualmente nos Pauis de Magos, Belmonte e Lavouras, mas só este último, com uma área de 240 ha, é explorado diretamente. No total, a área destinada ao cultivo de arroz em solo da Companhia das Lezírias ronda os 1500 ha. No que diz respeito a exploração direta, a Companhia faz ainda, em Catapereiro, uma média de 250 ha de milho (sob pivot), 140 ha de vinha e 70 de olival, e 3050 ha de prados permanentes bio diversos, na Charneca. A Charneca do Infantado e os Pauis perfazem uma área de cerca de 11.500 hectares. A Companhia das Lezírias passou por várias transformações ao longo da sua existência, sendo nacionalizada em 1975 e tendo passado, em 1989, a Sociedade Anónima de capitais exclusivamente públicos. Desde 1997, a Companhia das Lezírias vem consolidando a sua situação, quer sob o ponto de vista tecnológico, quer financeiro, baseada numa filosofia de desenvolvimento sustentado.”

Como informação complementar, a partir do dia 2 de Agosto de 2013, a Companhia das Lezírias passou a gerir a Coudelaria de Alter e a Coudelaria Nacional.

Às 13H30, chegámos ao restaurante “O Lagar”, para almoçar em regime de buffet.

Às 17H00 assistimos à nova versão da peça "Amália - o Musical", de Filipe la Feria no Teatro Politeama. “Amália - o Musical” foi uma das últimas vontades de Amália Rodrigues que em 1998 manifestou o desejo de ver a sua vida num grande musical. Em 1999 o musical subiu a cena no Casino do Funchal tornando-se no maior sucesso de sempre a nível nacional e internacional do espetáculo em Portugal que, só em Paris teve cinquenta mil espectadores na sua apresentação no Zenith, percorrendo todas as capitais francesas e suíças e ultrapassando todos os recordes de audiências. “Amália - o Musical” é uma nova versão reúne os mais significativos nomes do Fado e do Teatro Português como Alexandra, Liana, Carlos Quintas, Tiago Diogo à frente de um elenco de mais de 50 fadistas, atores, bailarinos e músicos.

O final do espetáculo foi por volta das 19H30.

Fizemos um breve lanche nos bares/restaurantes junto ao Politeama. Saímos de Lisboa pelas 19H45 de regresso a Tavarede, onde chegámos pelas 22H15.

Sem comentários:

Enviar um comentário