domingo, 11 de setembro de 2011

World Trade Center

Onde estava no 11 de Setembro de 2001


Estava a chegar a casa para almoçar.
Enquanto a minha esposa preparava a mesa para a refeição, víamos na televisão o telejornal que estava praticamente no fim.
Eram perto das 14 horas da tarde.
Eis que irrompem imagens que pensei eu na altura serem de algum filme de ficção que estaria para estrear em breve.

Estas imagens reportavam-se a uma emergência que estava acontecer na torre norte do World Trade Center, em Nova Iorque.
As imagens que se viam estavam focadas no topo daquela torre onde se podia ver uma bola de chamas e muito fumo.
Recordo-me também de haver um pequeno avião que tentava sobrevoar perto da torre, penso que para tentar saber mais de perto o que estava acontecer.

Mas as imagens mostram o aparecimento repentino de um outro avião, este de passageiros, que voava demasiado baixo e em alta velocidade que se precipitava na direção da segunda torre.
Estupefacto comecei a aperceber-me de que aquelas imagens não eram de nenhum filme mas que pertenciam a algo de muito grave.
Pelos comentários dos jornalistas que iam comentando as imagens tive a certeza de que era um ataque terrorista.
Para mim era impensável acontecer uma coisa destas, principalmente na América.
Era uma catástrofe.

Os jornalistas lançavam números de pessoas que estariam na altura nas torres, o que deixava antever uma importante carnificina. 40 mil a 50 mil pessoas eram os números projetados.
Sabia-se entretanto de que outro avião tinha sido projetado contra o Pentágono e outro avião tinha caído na Pensilvânia.
O ataque às torres gêmeas do World Trade Center foi, segundo os especialistas, o acontecimento mais fotografado e filmado na história do mundo.

Algumas dessas fotografias são aquelas que aqui estou a mostrar.
Não é minha intenção fazer alguma reportagem, nem criar nenhuma história diferente daquela que toda a gente infelizmente conhece e tomou conhecimento na altura.
Este meu apontamento tem apenas a intensão de fazer uma pequena homenagem, a minha homenagem, às vítimas deste brutal e inaceitável atentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário