quinta-feira, 24 de abril de 2014

O 25 de Abril - há 40 anos

Na madrugada do dia 25 de Abril de 1974, Lisboa assistiu a um movimento militar fora do normal. Homens e veículos avançaram, durante a noite, pela capital ocupando, sem grande resistência, vários alvos estratégicos, com o objectivo de derrubar o regime de então.
O auto denominado Movimento das Forças Armadas – MFA – foi comandado por Otelo Saraiva de Carvalho, um dos principais impulsionadores desta acção.
Da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, comandados por Salgueiro Maia, veio o grupo de militares que teve a missão mais importante, que foi a ocupação do Terreiro do Paço e dos Ministérios ali instalados.
Ainda o dia não tinha nascido e já este grupo de homens controlava esta zona da capital. Seguidamente Salgueiro Maia, com os seus homens deslocam-se para o Quartel do Carmo, onde se tinha refugiado o chefe do governo, Marcelo Caetano, que se rendia já no fim do dia entregando a governação provisoriamente ao General António de Spínola. Marcelo Caetano partiu entretanto para o exílio no Brasil.

O 25 de Abril de 1974, que acabou um regime autoritário, que governava em ditadura reprimindo qualquer transição para um estado democrático.
Nessa época havia pobreza, fome, desemprego e a falta de oportunidades para um futuro melhor, provocando um grande fluxo de emigração, agravando as condições da economia nacional.
Passados 40 anos e com este governo, a pobreza voltou a aumentar, com ela a fome está na ordem do dia, o desemprego volta a subir como já há anos não se sentia, principalmente no que toca aos jovens e a emigração aumentou como nunca. A economia nacional está num caos.
Este governo vai ficar na História de Portugal, como aquele que nos fez regressar aos tempos de há 40 anos atrás.
Parece que estamos novamente no 24 de Abril de 1974.
Quem por lá passou sabe do que estou a falar…

O 25 de Abril de 1974 ficará, para sempre, na história como o dia em que Portugal deu os seus primeiros passos em direção à democracia.
O 25 de Abril de 1974 ficou para sempre marcado na História de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário