segunda-feira, 29 de junho de 2009

Presentes na Homenagem a Maria Almira Medina em Sintra
O tempo estava abafado e chuviscava, mas a temperatura era amena. Chegámos a Sintra pelas 12 horas e uma chuva miudinha aborrecida estava a atrapalhar, pois tínhamos que retirar do autocarro cedido pela Câmara da Figueira da Foz, todo o material de apoio que nos acompanha em todas as actuações do coral. Depois de o fazer fomos almoçar pelos diversos restaurantes que se encontram na zona histórica de Sintra.
Hoje dia 29 de Junho, dia de S.Pedro e feriado municipal no concelho de Sintra, pelas 17h00 que irá ser inaugurada a exposição da uma grande figura da cultura sintrense, Maria Almira Medina, intitulada “Linhas de ….” na Galeria Municipal de Sintra.
A Sociedade de Instrução Tavaredense, com o seu Grupo Coral Cantigas de Tavarede, estava assim presente na inauguração desta exposição de Maria Almira Medina.

À entrada nascente da Vila Velha, nas faldas da serra, destaca-se o Palácio Valenças, construído no século XIX pelo arquitecto italiano Giuseppe Cinatti e se encontra situado na Rua Visconde de Monserrate, enquadrando-se no espírito romântico dominante nos finais do século passado. Adquirido pelo Município, encontram-se instalados neste palácio, desde 1939, a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico de Sintra.

Após um pequeno passeio por ali perto tivemos que nos concentrar no Palácio de Valenças local da nossa actuação.

Estiveram presentes o vereador da Câmara de Sintra do pelouro da Cultura, vereadora da Cultura da Câmara da Figueira da Foz, Teresa Machado, o representante da Junta de Freguesia de Tavarede, senhor Fernando, para além de outras pessoas ligadas à cultura locais e muitos tavaredenses, familiares e claro a própria Maria Almira.

A nossa actuação foi um momento muito emocionante para todos nós que fazemos parte deste Coral. Diria que foi mágico… cantar em Sintra, naquele local e para pessoas, muitas delas, que não conhecíamos de lugar nenhum. Foi como um sonho, um passo que demos na direcção de uma realidade que ambicionamos, levarmos cada vez mais longe o nome da SIT. A dedicação e o empenho de todos é a essência do nosso Coral.
Mais que emoções, para além do uso das nossas vozes, a vivência colectiva proporciona-nos momentos inesquecíveis de franco convívio e fraternidade. Foi isso que sentimos hoje! Participar no coral é uma terapia e está progredindo, pois à medida que cantamos mexemos com os nossos sentimentos e nos integramos com os demais componentes. Após a nossas actuação, que mereceu estridentes aplausos, todos nós ficámos muito orgulhosos e com a sensação de termos cumprido a nossa missão com a qualidade de que somos capazes. A SIT pode orgulhar-se de nós!
É claro que a Maria Almira também estava orgulhosa das suas gentes que de Tavarede a vieram homenagiar.Em seguida e após termos guardado todo o nosso material no interior do autocarro, fomos até ao 1º andar do edifício do turismo, Galeria Municipal de Sintra, onde está a exposição da Maria Almira. Ali foram feitos alguns discursos por algumas individualidades locais, tal como o Presidente da Câmara de Sintra, dr. Fernando Seara.A Galeria Municipal de Sintra tem patente de 29 de Junho a 19 de Agosto, a exposição de artes plásticas de Maria Almira Medina, intitulada “Linhas de…”. São 10 linhas de esboço para uma exposição futura, uma maneira própria da autora que interroga e questiona o conjunto da sua obra. São 10 peças do trabalho mais recente da autora mas, também, uma antologia da obra de Maria Almira Medina: caricaturas da colecção do Museu Leal da Câmara, pinturas e desenhos das colecções das Câmaras Municipais de Sintra e da Figueira da Foz.Cerca das 18 horas saímos de Sintra de regresso a Tavarede, onde chegámos pouco depois das 21 horas.

3 comentários:

  1. Oh Padrinho,
    meteste umas fotografias de umas meninas muito giras aqui no blog!!
    Tens de mas apresentar!!

    "Cantigas de Tavarede" para sempre!!!

    ResponderEliminar
  2. Gostei deste post.
    A deslocação da "embaixada" do Coral da SIT a Sintra, para participar na festa de Maria Almira Medina, não podia ser melhor contada. O essencial do que se passou, aliado a um fino recorte histórico da cidade a que não é alheia uma certa alma de poeta, fazem desta pequena crónica, um quadro digno da homenageada!
    Parabéns Zé Manel.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabens pelo êxito conseguido.
    Agora é continuar. Um abraço para todos os elementos do Coral Cantigas de Tavarede.
    Não me foi possivel acompanhar pelos motivos que sabes. Ja falei com a Almira que me disse da satisfação com que foram recebidos e ouvidos.
    Mais uma vez parabens e um grande abraço para todos.
    Vitor Medina

    ResponderEliminar