segunda-feira, 18 de agosto de 2014

103º Aniversário do Grupo Musical de Instrução Tavaredense

17 de Agosto de 2014

A sessão solene teve início às 17,00 horas, foi presidida pela Vereadora drª. Ana Maria Carvalho Oliveira, em representação da Câmara Municipal, que teve a seu lado, Fernando Rodrigues, em representação do Presidente da Junta de Freguesia de Tavarede, dr. João Evangelista Cravino, presidente da Assembleia Geral do GMIT, Presidente da Assembleia Municipal José Duarte Pereira, Vice-Presidente da Associação de Colectividades do Concelho da Figueira da Foz, Carlos Alberto Nunes e Padre Matos Fernandes.
Passou-se de imediato à homenagem de três sócios efectivos da colectividade com 50 anos de associados, dentro dos quais eu próprio tive o privilégio de receber uma medalha comemorativa à efeméride.


“Os sócios são o garante de uma associação enquanto instituição fiel aos valores que os seus fundadores lhe deram. Todos somos importantes e constituir exemplo para os mais novos. Todos são testemunho de uma história centenária e mensageiros dos valores da ética e da tradição do Grupo.
Foi à 50 anos, no dia 06 de outubro de 1963, que o meu pai me propôs sócio desta coletividade.
Tinha eu nessa altura 11 anos.
O meu pai tinha acabado de receber o Diploma de Sócio Honorário.
Em conversa com a minha mãe comentava ele que iria deixar de pagar as cotas do Grupo. Este facto deixava-o desconfortável.
Então, pensou resolver esta questão propondo-me sócio.
Se bem o pensou assim o fez.
É por causa dele que hoje fui homenageado pelos 50 anos de sócio nos 103 anos do GMIT.
Um grande obrigado por mais esta contribuição que ele, o meu pai, fez questão de me deixar.
Há esquecimentos que são intoleráveis. Há sentimentos e dissabores que ficam, esses até hoje não se corrigiram. Talvez porque há pouca sabedoria, amizade e solidariedade. Há atitudes e situações que são lamentáveis e não se esquecem, mas isso fica com as pessoas que as praticam.
Recebi com muita honra esta homenagem porque o Grupo está acima de nós todos. É uma instituição muito grande e eu só tenho a agradecer esta homenagem.
Longa vida e Viva o Grupo Musical de Instrução Tavaredense.
Obrigado!”


Foi entregue o diploma de sócios honorário a José da Silva Maltez, que foi recebido pelo próprio.

Em seguida foi feita a homenagem e descerrada uma fotografia de João Gaspar de Lemos Amorim, como um dos 5 Presidentes em destaque no GMIT, em que este presente o seu filho João Pedro Amorim.

Iniciou-se o período dos discursos, os quais aconteceram por todos os componentes da mesa.

Felicitou-se a Direção pelo excelente trabalho desenvolvido e desejou-se felicidades para continuidade do seu trabalho.

A drª. Ana Maria Carvalho Oliveira, após breves palavras declarou, encerrada a sessão solene comemorativa do 103º aniversário.


Foram convidados todos os presentes para participarem num “copo de água”, comemorativo do Aniversário do GMIT.

Sem comentários:

Enviar um comentário