sexta-feira, 9 de outubro de 2009

QUEM FAZ ANOS?


John Lennon, nasceu no dia 9 de Outubro de 1940.
Faria 69 anos se fosse vivo.


John Winston Ono Lennon, foi um músico, compositor, escritor e activista em favor da paz. É considerado um dos maiores ícones do século XX. John Lennon ganhou notoriedade mundial como um dos integrantes do grupo de rock britânico The Beatles. Na época da existência dos Beatles, John Lennon formou com Paul McCartney o que seria uma das mais famosas duplas de compositores de todos os tempos, a dupla Lennon/McCartney. Em 1968, John Lennon apaixonou-se pela artista plástica Yoko Ono e depois disto ela se tornou a pessoa mais importante na vida e carreira do músico inglês. Em 1970, os Beatles chegaram ao fim e a partir de então John dedicou-se a carreira solo. Afastado da música desde 1975, por se dedicar mais a família desde o nascimento de seu filho com Yoko Ono, Sean Lennon, John voltou aos estúdios em 1980 para gravar um novo álbum. Era como um recomeço. Porém em 8 de Dezembro do mesmo ano, John foi assassinado em Nova York por Mark David Chapman quando retornava do estúdio de gravação junto com a mulher. Dentre as composições de destaque de John Lennon estão "Help!", "Strawberry Fields Forever" e "All You Need Is Love" enquanto fazia parte dos Beatles e "Imagine", "instant Karma!", "Happy Xmas (War Is Over)", "Woman", "(Just Like) Starting Over" e "Watching the Wheels" em carreira solo. Em 2002, John Lennon entrou em oitavo lugar em uma pesquisa feita pela BBC como os 100 mais importantes britânicos de todos os tempos.

Infância e adolescência
John Lennon nasceu em 9 de Outubro de 1940 em Liverpool, Inglaterra, único filho de Alf Lennon e Julia Lennon. Seu nome de baptismo foi em homenagem ao avô paterno John 'Jack' Lennon, e ao primeiro ministro britânico da época Winston Churchill. John estudou na Dovedale County Primary School até passar no exame Eleven-Plus. De 1952 a 1957, ele estudou na Quarry Bank Grammar School em Liverpool, onde ficou conhecido por seus desenhos e por suas mímicas. Nessa escola, em 1956, ele fundou uma banda de rock chamada The Quarrymen, que daria origem aos Beatles. John era um aluno problemático na escola, e mesmo assim foi aceito na Liverpool College of Art. Foi nesta escola que ele conheceu sua futura esposa Cynthia Powell e fez amizade com Stuart Sutcliffe.

The Quarrymen
Lennon fundou os Quarrymen em 1956, inicialmente uma banda de skiffle, com seu melhor amigo na época, Pete Shotton. Lennon cantava e tocava guitarra enquanto Shotton tocava uma tábua de lavar roupas. Na verdade, quando a banda foi formada ela se chamou "The Black Jacks", nome que durou apenas uma semana e foi substituído por The Quarrymen em homenagem a escola que os garotos estudavam. No dia 6 de Junho de 1956, Ivan Vaughan apresentou Paul McCartney a John Lennon, após Paul ver The Quarrymen tocar numa festa na Igreja de St. Peter. Paul demonstrou suas habilidades como músico a John e foi convidado a entrar para a banda. Em 1960, a banda trocou de nome 5 vezes. Stu sugeriu o nome The Beetles (os besouros) em homenagem a banda The Crickets (os grilos), de Buddy Holly. Após uma tournée com Johnny Gentle na Escócia, eles mudaram definitivamente o nome para The Beatles.

The Beatles
John era um destaque na banda. Allan Williams agenciou alguns shows em clubes nocturnos de Hamburgo para os Beatles em 1960. Na época os Beatles passaram a ser formados por John Lennon (guitarra), Paul McCartney (guitarra), George Harrison (guitarra), Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria). Assinaram um contrato de gravação em 9 de Maio de 1962 com a Parlophone Records. George Martin, o produtor musical dos Beatles, sugeriu que eles trocassem de baterista, o que foi feito com a entrada de Ringo Starr também de Liverpool. Finalizava-se então a formação dos Beatles com John Lennon (guitarra), Paul McCartney (baixo), George Harrison (guitarra) e Ringo Starr (bateria). Em 5 de Outubro de 1962, os Beatles lançaram seu primeiro compacto com a música "Love me Do". E no dia 11 de Fevereiro de 1963, em apenas um dia, gravaram seu primeiro álbum Please Please Me. Não demorou muito para os Beatles se tornarem um grande sucesso na Inglaterra. E, com o posterior sucesso nos Estados Unidos, iniciava-se a beatlemania. Em 1966, John declarou que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo. A declaração foi mal recebida e John pediu desculpas, explicando-se logo depois. Devido à morte do empresário dos Beatles, Brian Epstein, em 1967, Paul começou a tomar o controle sobre a banda. O fracasso financeiro da Apple Corps, empresa criada pela banda, a presença constante de Yoko Ono nos estúdios de gravação e a procura conflituosa de um novo empresário, fizeram com que principalmente John e Paul tomassem lados opostos. Em 1970, Paul McCartney anunciou o fim dos Beatles.

Yoko Ono
John casou-se a primeira vez em 23 de Agosto de 1962 com Cynthia Powell. Ela estava grávida e, em 8 de Abril de 1963, eles tiveram um filho chamado Julian Lennon.
No dia
9 de Novembro de 1966, John conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono. Yoko estava expondo numa galeria de arte chamada Indica em Londres. Mas foi só em 1968 é que John e Yoko começaram um relacionamento amoroso. Na época, Cynthia estava viajando e quando descobriu o caso do marido pediu divórcio, alegando infidelidade. Após a separação de John e Cynthia, o caminho ficou aberto para Yoko. Durante os últimos anos dos Beatles, John e Yoko tornaram-se inseparáveis. No dia 20 de Março de 1969, eles se casaram em Gibraltar e na lua de mel promoveram o famoso bed-in. Um pouco depois da separação dos Beatles, o casal mudou-se para Nova Iorque e envolveram-se em protestos anti-guerras. Em 1973, separaram-se e John começou a viver com um a nova mulher, May Pang. Após a reconciliação de John e Yoko, no dia 9 de Outubro de 1975, eles tiveram um filho chamado Sean Lennon. John abandonou a carreira para dedicar-se mais ao filho e permaneceu ao lado de Yoko até quando morreu.

Carreira a solo
Anos 1960
Junto a Yoko Ono, John começou sua carreira solo mesmo ainda fazendo parte dos Beatles, mas sem muito sucesso. Ele lançou o primeiro álbum, Two Virgins, em Novembro de 1968. A capa do álbum causou polémica, pois os dois apareceram nus. Um mês antes do lançamento do álbum, eles foram presos pela polícia por porte de drogas. Em Maio do mesmo ano, lançaram o segundo álbum Life With The Lions e realizaram o segundo "bed-in", em um hotel da cidade de Montreal, Canadá, onde gravaram a canção "Give Peace a Chance" que se tornaria posteriormente em hino a favor da paz. 1969, lançaram o compacto com a canção "Give Peace a Chance". Em Outubro, foi a vez do compacto com a canção "Cold Turkey" e em Novembro, o álbum chamado Wedding Album. Ele foi convidado a participar junto a Yoko Ono do Rock'n Roll Revival Concert de Toronto que contou com a participação, entre outros, de Chuck Berry e Little Richard. O show foi realizado em Setembro de 1969, e virou o álbum solo de John, Live Peace in Toronto.

Anos 1970
Após a separação dos Beatles, John lançou seu álbum John Lennon Plastic Ono Band em Dezembro de 1970. Era o primeiro álbum solo oficial depois dos três álbuns experimentais e do álbum ao vivo lançados enquanto ainda estava nos Beatles. De volta a Inglaterra, John chamou o produtor Phil Spector e começou as gravações do outro álbum. Participaram deste álbum o ex-beatle Ringo Starr, além de Billy Preston e Alan White, futuro membro do Yes. John Lennon fala do abandono da mãe e do pai na canção "Mother". Na canção "God" John diz a famosa frase "O sonho acabou" em referência aos Beatles, e afirma ainda não acreditar nos Beatles e em Jesus. Em 1971, John atinge o sucesso com o álbum Imagine. A faixa-título faz muito sucesso e torna-se um hino da paz no mundo inteiro. John viria a dizer, pouco antes de sua morte, que parte da letra de "Imagine" era de Yoko, apesar de ele não haver creditado a parceria à esposa. O álbum atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso americana e inglesa. Em 1971, John e Yoko mudaram-se para Nova Iorque, nos Estados Unidos e no ano seguinte realizaram o álbum Some Time in New York City, com músicas dele e de Yoko. Em 1973, John lançou o álbum Mind Games que marca o início de sua separação de Yoko Ono, por iniciativa dela. John mudou para Los Angeles e teve um caso com uma assistente, May Pang. Em 1974, John ainda com May Pang, lançou o álbum Walls And Bridges. Um mês após o lançamento deste álbum, ele participou do show de Elton John no Madison Square Garden na cidade de Nova Iorque, pouco tempo depois, voltou a viver com Yoko Ono, largando May Pang. Em 1975, John lançou o álbum Rock and Roll e foi nesta época que Yoko engravidou de John Lennon e após o nascimento do seu filho, Sean, John abandonou a carreira para se dedicar ao filho e a família. Após cinco anos de reclusão, em 1980, John Lennon voltou a gravar um novo álbum, Double Fantasy.

Morte
Na noite de 8 de Dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em Nova Iorque, no edifício Dakota, em frente ao Central Park, John foi abordado por um rapaz que durante o dia havia lhe pedido um autógrafo em um LP Double Fantasy em frente ao Dakota. O rapaz era Mark David Chapman, um fã dos Beatles e de John, que acabou atirando em John Lennon com revólver calibre 38. A polícia chegou minutos depois e levou John na própria viatura para o hospital. O assassino permaneceu no local com um livro nas mãos, "O Apanhador no Campo de Centeio" de J.D. Salinger. John morreu após perder cerca de 80% de seu sangue, aos quarenta anos de idade. O corpo de John foi cremado no Cemitério de Ferncliff, em Hartsdale, cidade do estado de Nova Iorque, e suas cinzas foram guardadas por Yoko Ono. O assassino foi preso, pois permaneceu no local, esperando os policiais chegarem. Ao entrar na viatura, pediu desculpas aos policiais pelo "transtorno que havia causado". Em seu julgamento alegou ter lido em "O apanhador no Campo de Centeio" uma mensagem que dizia para matar John Lennon. Acabou sendo condenado à prisão perpétua e até hoje é mantido numa cela separada de outros presos, devido às ameaças de morte que recebeu. Após a morte de John, foi criado um memorial chamado Strawberry Fields Forever no Central Park, em frente ao Dakota.

Biografia polémica
Philip Norman escreveu a biografia: "John Lennon - A Vida", onde revela fatos polémicos sobre o cantor, como a vontade de ter tido relações sexuais com sua mãe ou um possível caso amoroso com seu empresário, Brian Epstein. O livro retrata um sujeito inseguro, às vezes violento e venenoso, além de criativo, talentoso, bondoso e corajoso.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário