quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Passeio a Barcelona - V

5º DIA - 6ª feira

Neste dia fizemos uma trégua ao levantar muito cedo e ao andar depressa.
Fomos tomar o pequeno-almoço por volta das 09H30.
Em seguida recolhemos aos nossos quartos para acabarmos de arrumar as malas, para que antes de sairmos do hotel deixarmos livres os quartos. As nossas bagagens foram guardadas em lugar próprio pelo hotel, até sairmos ao fim do dia para o aeroporto.
Passámos mais uma vez pela bonita Plaça Reial, para assim fazermos uma despedida deste local.
Posto isto, fomos mais uma vez até às Ramblas, neste dia a partir da manhã, parecendo uma falta de originalidade, mas é sempre um passeio maravilhoso.
Mesmo que a tenhamos percorrido várias vezes, que não é o caso, sempre mantemos uma fascinação igual à primeira vez.

Apesar de ter sido a minha terceira visita a Barcelona, ela me parece mais bonita e mais acolhedora.
Nas Ramblas o ambiente é único pela imensidade de diversidade de pessoas por quem nos cruzamos, pelas tendas de flores, pelos pintores e artistas que ali mostram as suas obras, as barracas de frutas, sumos, doces e gelados e pelas famosas estátuas humanas.
Caminhámos pelas Ramblas até ao seu final, na direção do mar. Chegámos ao Passeig de Colom que é o nome de uma ampla Avenida ladeada de palmeiras, onde podemos apreciar o Monumento a Colom, uma homenagem ao descobridor Cristóvão Colombo.
Medindo sete metros de altura, está situada no alto de uma coluna de ferro de 53 metros. Na estátua o Colombo está com o braço direito estendido e o dedo indicador apontado até o mar.
E foi junto ao mar que atravessamos a ponte chamada La Rambla Del Mar e nos levou até ao shopping Maremagnum.

A Rambla do Mar é uma passarela de madeira sobre o mar que é a continuação da Rambla propriamente dita. Foi projetada pelos arquitetos Helio Piñón e Albert Viapana e foi inaugurada em 1994.
O Maremagnum é um shopping center localizado ao lado do mar, no Port Vell, um lugar bastante bonito e visitado pelos turistas que visitam a cidade, numa zona revitalizada do porto antigo.
Depois de tomarmos um aperitivo, subimos até ao segundo andar do shopping, onde tivemos uma bonita vista da marina com as suas embarcações.

A hora do almoço chegou e decidimos almoçar no Restaurante El Chipiron, que tem vista para o porto, numa localização excelente.
Este restaurante é especializado em frutos do mar. Escolhemos paella de marisco, que estava saborosa.
O serviço foi ótimo e os funcionários simpáticos. Apreciámos o almoço, o local e com um dia bonito, tudo esteve perfeito.
Por tudo aquilo que passámos e com a felicidade de ver e visitar, Barcelona mostrou-se um local incrível, tão somente por andarmos pelas ruas. Voltámos novamente às Ramblas, então na direção da Plaça Catalunya. 
Começámos por encontrar as estátuas humanas, àquela hora ainda estavam poucas, mas eram boas. A seguir os pintores, os desenhistas e os caricaturistas.
Fomos subindo, passámos em frente ao Mercado Boqueria e mais acima chegámos à Pla de l’Ós, onde sobressai uma pintura colorida na calçada, o mosaico de Joan Miró, também conhecido como pavimento Miró. Foi inaugurado em 23 de dezembro de 1976 e pretende dar as boas-vindas aos visitantes de Barcelona.
Um pouco mais a frente, encontramos o Teatro do Liceu, construído no século XIX.
Neste ponto, entramos na rua Nou de la Rambla, onde está o Palau Güel. Uma casa reformada por Gaudí entre 1885 a 1889. Apenas demorámos o suficiente para tirar umas fotografias à fachada, que apresenta portões em arco parabólico com padrões de ferro forjado. 
É parte do Património Mundial da UNESCO "Obras de Antoni Gaudí".

Estava calor e a tarde já começava a cair. Dirigimo-nos para a Carrer Ferran, do lado direito está a Plaza Real, do século XIX, um lugar mais tranquilo durante o dia que à noite. O movimento àquela hora já aumentava. A praça está rodeada de restaurantes, bares, vários hostel e discotescas. No meio da praça, encontramos as duas luminárias feitas por Gaudí. Já tínhamos visitado esta praça no nosso primeiro dia de Barcelona.

Entrámos no Hotel Rialto, para descansarmos um pouco na sala de visitas, antes de nos prepararmos para nos dirigirmos ao local onde o transfer nos iria apanhar.
Estivemos na “Cafeteria Cerveseria Fernando” a comer uma “bucha”, antes de partirmos.

Pelas 19H45, dissemos adeus ao Hotel Rialto e à Carrer Ferran. Dirigimo-nos para as Ramblas, junto ao Teatro Liceu, onde o transfer pelas 20H05, nos haveria de apanhar para nos levar ao aeroporto

Já passava das 20H30, quando optámos por apanhar um táxi que nos transportou para o aeroporto, já que o transfer não apareceu.
Eram cerca das 21H30, estávamos a chegar ao aeroporto, quando recebemos um telefonema do motorista do transfer a avisar-nos de que estava atrasado para nos ir buscar. Nem queríamos acreditar…
Mas estávamos descansados pois já não precisávamos deles.
Em seguida dirigimo-nos a um dos balcões do aeroporto para fazermos o check-in e entregar as nossas malas para o porão. Os números dos nossos lugares no avião foram: 16A - 16B - 16C - 16D - 16E - 16F.
Adeus Barcelona, até um dia!

O nosso voo TP1031, para o Porto, estava previsto para as 23H15 (hora local), o que aconteceu com cerca de 02H00 de atraso. A meio da viagem foi servido uma ligeira refeição. A chegada prevista para as 23H55 (hora local), foi assim perto das 02H00 (hora local).

NOTA FINAL: Esta viagem foi fantástica, apesar de alguns percalços que nos aconteceram, e que foram ultrapassados.
Uma viagem em grupo implica sempre algum comprometimento e tolerância. Pessoas diferentes, significam vontades diferentes. É preciso criar um espírito de grupo e respeitar as diferenças e os desejos de todos. É também importante chegar a consensos relativamente aos locais a visitar, aos restaurantes onde se come e à forma como se organizam os dias.
Agora que regressámos a casa, é bom recordar a viagem, os locais que visitámos, as pessoas com quem contatámos e a sua cultura.
Para manter as memórias dos locais que visitámos, faço sempre um apanhado da viagem, descrevendo-a o mais pormenorizada possível. É o que acontece neste presente relato.
Procuro também trazer algumas recordações, que ajudam a memória, tais como: postais (que coleciono), alguns tickets de restaurantes, de transportes ou entradas em museus e desdobráveis ou guias técnicos dos locais que visito.
É claro que não posso esquecer de tirar muitas fotografias, registando tudo o que vejo e serve também para um dia recordar, os momentos e os lugares inesquecíveis por onde passo.
Desta viagem o que guardo de mais precioso são as recordações de todos os momentos e experiências que vivemos e partilhamos.
Criámos entre nós um ambiente fantástico de amizade, companheirismo e diversão.

Passeio soberbo!

Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário