sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O VÍDEO DE MAITÊ PROENÇA

COMENTÁRIO QUE ENVIEI PARA O BLOGUE DE MAITÊ PROENÇA

Para o blogue de Maitê Proença sobre o Programa “SAIA CURTA”, do CANAL GNT, onde se mostra um VÍDEO “Caseirinho” sobre Portugal.
Para o meu blogue aqui transcrevo o comentário que enviei.
Juntei aqui também alguns endereços para que quem tenha interesse os visualizar

O primeiro, é sobre o programa SAIA CURTA:
Saia Justa: veja os bastidores
http://www.youtube.com/watch?v=RhX640JHl8w&feature=fvw

O segundo, é o vídeo “caseirinho” e que devia ter-se mantido em casa e não publicado. O tal vídeo da polémica:
Maitê Proença no Saia Justa Portugal
http://www.youtube.com/watch?v=QnrVZkKOOt0&NR=1

O terceiro, é o vídeo onde Maitê Proença pede desculpas aos portugueses:
Maitê Proença pede desculpa aos portugueses
http://economico.sapo.pt/noticias/maite-proenca-pede-desculpa-aos-portugueses_71983.html

O MEU COMENTÁRIO

José Manuel - Figueira da Foz - Portugal

A educação cabe em todo o lado. Os comentários que tenho lido no seu blogue sobre os portugueses, dos brasileiros, não os deixa ficar muito bem na “fotografia”. Se alguma vez eu for ao Brasil não vou com certeza faltar ao respeito a ninguém. Em primeiro lugar porque estou num país que não é o meu. Não vou cuspir nem fazer outras porcarias em sítio algum. Não faço ideia o que representa o Cristo Redentor para alguns brasileiros? Já que alguns não se importam de colocar um “cag….”, em cima dele. Mas isso é com os brasileiros… Os portugueses ainda são educados e respeitadores… Fomos colonizadores, sim. Mas se não fossem os portugueses talvez os brasileiros não existissem. Mas o que tem a ver a colonização com este assunto? Maitê, as novelas brasileiras vieram colonizar Portugal. Disso tenho a certeza! Mas sempre respeitei o vosso trabalho e continuo a respeitar. Devia ter mais respeito também por quem lhe tem feito ganhar muito dinheiro. Pelo país que a recebe e bem. Pelo meu lado vai ser muito difícil continuar a vê-la na minha televisão. Por causa de si também os seus colegas vão da minha parte ter a mesma aceitação. Vou simplesmente começar a ignorar as novelas brasileiras. Não as quero ver! Que me desculpem os seus colegas que com certeza também vão repudiar a sua má educação e falta de respeito. Só tenho pena que os restantes portugueses também não o façam. Faço teatro amador. Gosto de fazer humor… mas se isso que disse no filme é humor?
Há provérbios portugueses que vêm mesmo a calhar: ” Onde fores ter, faz como vires fazer”; “Presunção e água benta cada qual toma a que quer”; “Quem não se sente, não é filho de boa gente”. Mas haveria muitos mais…
Mas também há provérbios brasileiros: "Seja dono da sua boca, para não ser escravo de suas palavras!"; "O dinheiro compra pão, mas não compra gratidão." E com certeza também aí haverá muitos mais…
Maitê Proença, espero que receba e leia este meu comentário. É sinal que os mails já chegam de Portugal ao Brasil.
E já agora porque não me enviar também um comentário? É só para saber que daí também se consegue enviar para Portugal mails com a tal facilidade que não encontrou por cá! É sinal também que se digna a descer de vez em quando do seu pedestal.
E já agora reveja o seu “filmezeco”, reflicta e… acha que é só brincadeira? Se esse vídeo é brincadeira caseira, então podia ter ficado em casa mesmo. Se aquilo é humor? Se se brinca tanto assim com toda essa gente que você diz, então continue essa brincadeira só por aí!
Eu sinto-me ofendido, sim! E não sou só eu!
É bom muitas vezes pensarmos nas nossas origens!
É bom de vez em quando sermos gente… educada!

Já me esquecia de lhe dizer para reparar que também sou MANUEL!!!!!!!

O quarto, a resposta às meninas da Saia Justa:
Resposta a Maitê Proença e às amigas do Saia Justa
http://www.youtube.com/watch?v=fDT3N77XeCo&feature=related
O quinto, mostra a notícia dada ao Hitler:
Hitler Reage à reportagem de Maitê Proença em Portugal
http://www.youtube.com/watch?v=xSX3uO7Yw2Q
O sexto, mostra que os portugueses sabem responder:
Resposta de um Tuga a Maitê Proença
http://www.youtube.com/watch?v=OM7rRO9yDrc&NR=1

5 comentários:

  1. Caro Amigo:
    A brincadeira que lhe enviei por e-mail só serviria para mostrar à "senhora" que nós até a conhecemos MUITO BEM...
    J. Cascão

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Senhor José Manoel.
    Casualmente cheguei até aqui. Sim, casualmente.
    Estava no blog Limonte do Senhor Zefoz, do qual estou sendo seguidor. E, aí, ví: chá de limonete. Me interessei e cliquei. Pensava encontrar informações sobre uma possível planta e coisas do gênero. Mas não, era outro blog tão bom quanto o anterior.Fui vendo os temas, quando me deparo com a atriz Maite Proença. Fui ver do que se tratava. Quando comecei a ler os seus comentários, bastante ácidos, sobre a mesma. Fui ver a fonte.Verificar porque estava ela, a merecer tais comentários. Ví os tres primeiros vídeos. Tenho por questão de justiça, de lhe dar toda razão. Caseiro ou não, foi de uma infelicidade sem tamanho. Não peço desculpas, peço apenas que não seja esssa a medida que passe a utilizar, com relação a essa nossa nação. Que a sua zanga se restinja esse momento infeliz dela. Conhecendo-nos, certamente gostará de nossa gente.
    Um grande abraço,
    severino coutinho
    recife-pernambuco-brasil

    ResponderEliminar
  3. Senhor Severino Coutinho
    Fiquei muito satisfeito de ter tido a sua visita no meu blogue, nem que tenha sido apenas por acaso. Chá de Limonete, nome do meu blogue, é uma homenagem ao arbusto que tem por nomes o Limonete, Pessegueiro Inglês, Lúcia Lima, entre outros. O Limonete é uma planta que é símbolo da minha terra que se chama Tavarede, que fica no concelho de Figueira da Foz, distrito de Coimbra. Esta vila de Tavarede também é conhecida assim, por Terra do Limonete. Isto provém de uma lenda muito antiga que tem a ver com os cavaleiros cristãos e uma moira encantada. É uma planta que tem um cheiro muito agradável e com a qual se faz um chá muito apreciado e que é comercializado com o nome de Chá de Lúcia Lima. Se tiver curiosidade por mais alguma informação por este tema não me importo de lha transmitir.
    Quanto ao motivo desse meu artigo sobre a Maitê Proença, quanto a mim está tudo dito. E o que escrevi deixou-me de consciência tranquila.
    Quanto à sua nação, o Brasil, não tenho nada contra. Também aos seus habitantes nada tenho a apontar, na generalidade. Agora que alguns são muito mal formados e informados, isso são. Mas isso há em todo mundo e nós portugueses não fugimos à regra.
    O que me custou ler em alguns comentários feitos por brasileiros no blogue da Maitê, foi o chamar aos portugueses de colonizadores.
    A Descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, foi a 22 de Abril de 1500 (509 anos).
    A Independência do Brasil do reino de Portugal, foi no início do século XIX, oficialmente, a data comemorada é a de 7 de Setembro de 1822 (187 anos).
    Depois de tantos anos passados da primeira data e também já há bastantes da segunda data, ainda não foram capazes de ensinar nas escolas brasileiras, a história de modo a mudar mentalidades? Em pleno século XXI, ainda há tantas dúvidas e tantos ressentimentos?
    Quanto à sua gente, a brasileira, como já disse antes que não tenho nada contra. Assim como se for ao vosso País o vou respeitar e o seu povo, também desejo que os brasileiros que vêm e estão a trabalhar no meu País, o respeitem assim como a mim e ao povo a que pertenço.
    Como provavelmente já leu o meu PERFIL, sou professor. Tenho tido muitos alunos brasileiros. Este ano também os tenho. Gosto muito deles e penso que o sentimento é recíproco.
    Como vê gosto de vocês e tenho alguns amigos brasileiros.
    Tenho muito gosto em estar a contactar consigo.
    Um grande abraço com muita amizade.
    José Manuel Oliveira
    Tavarede-Figueira da Foz-Coimbra-Portugal

    ResponderEliminar
  4. Ânimos serenados, mar calmo, naveguemos...
    Meu caro Senhor José Oliveira, com muita alegria e contentamento lí a vossa resposta ao meu comentário sobre tão infeliz reportagem. Deixemo-la onde ficou com a certeza de que não merece vida mais longa. Vosso esclarecimento sobre a planta "Limonete" foi esclarecedor e suficente. Caso, surja alguma dúvida sobre o assunto, já sei a quem posso me dirigir. ...Ressentimentos, se os há, são poucos.
    Existe, é bem verdade,uma formação tendenciosa por conta de quem utiliza a opinião pública em proveito próprio. Fazem uso da massa de manobra de que dispõem. Manejam-na de forma fácil, sem preocupação com as consequências. Dessa foma, por vezes, passam uma imagem como essa que o senhor, de certa forma, tem, de nossa gente. O tempo do qual o senhor fala (descobrimento,independência) ainda é muito pouco para nós, como nação. Somos, um povo de formação (étnica) bastante complexa que tem aos poucos vencido as suas dificuldades e avançado, sempre que é possível.
    Agradecendo a oportunidade que me dá para este oontato, vou continuar aprendendo lendo os seus escritos.
    muito obrigado
    severino coutinho
    Recife-Pernambuco-Brasil

    ResponderEliminar
  5. Meu Caro Senhor Severino Coutinho
    Devido aos meus afazeres só agora tomei conhecimento do seu comentário.
    Fala de ressentimentos e põe em dúvida a sua quantidade. Então posso pensar que de facto ainda os há. Só que continuo a não perceber porque os há ainda? Quanto à utilização da opinião pública, donde poderá partir? Mas pergunto perplexo com que intenção? A imagem que tenho dos brasileiros não é negativa, pelo contrário. É um dos povos que mais considero. Aliás, o respeito pela opinião alheia é sustentada por mim numa “cultura democrática” que me orgulho de ter. Apenas não gosto de ofensas. Tenho a consciência de que a vossa dificuldade na construção da nação não deve ser fácil, devido a todos os constrangimentos que fala. Mas li num artigo de opinião brasileiro que as pessoas, “precisam de educação, chances de crescer, evoluir, conquistar espaços e ideais”. No fundo, penso eu, de uma necessidade de transformação de mentalidades e assim mais uma oportunidade de crescer como povo…
    Continua a ser um gosto contactar consigo.
    Um grande abraço de amizade.
    José Manuel Oliveira
    Tavarede-Figueira da Foz-Coimbra-Portugal

    ResponderEliminar