segunda-feira, 12 de outubro de 2009

QUEM FAZ ANOS?

Luciano Pavarotti
Luciano Pavarotti, nasceu a 12 de Outubro de 1935, foi um cantor (tenor lírico) italiano, grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi, dentre outros em seu grande repertório. É reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera.
Pavarotti participou, com os tenores espanhóis José Carreras e o Plácido Domingo, dos famosos concertos "Os três tenores", e gravou duetos com Mariah Carey, James Brown, Frank Sinatra, Zucchero, Ricky Martin, Laura Pausini, Spice Girls, Bryan Adams, Andrea Bocelli, Queen, Céline Dion, Ers Ramazzotti, Jon Bon Jovi, The Corrs, U2, Roberto Carlos, entre outros, especialmente para causas beneficentes, nas quais se envolveu bastante. É considerado um dos mais importantes tenores de todos os tempos. Cantou nos mais importantes teatros mundiais, como o Teatro alla Scala (Milão), a Royal Opera House (Covent Garden, Londres), o Metropolitan Opera House (Nova Iorque), o grande Olympia (Paris), dentre outros.

Biografia
Em 1943, em decorrência da Segunda Guerra, a família mudou-se para o interior, dedicando-se à agricultura. Seu gosto musical foi directamente influenciado pelo pai, que ouvia Beniamino Gigli, Giovanni Martinelli, Tito Schipa e Enrico Caruso. Pavarotti começou a cantar com o pai no coro de uma pequena igreja local. Durante a adolescência chegou a ter aulas de violão, mas não levou o estudo do instrumento adiante. Formou-se como professor, leccionando por dois anos antes de dedicar-se completamente ao estudo de música, com o apoio do pai. Casou-se pela primeira vez em 1960 com Ardua Veroni, com quem teve três filhas: Lorenza, Christina e Giuliana. No ano seguinte, aos vinte e quatro anos já fazia sua estreia na ópera La Bohème de Puccini, em Reggio Emília. Em 1995 divorciou-se de Ardua Veroni. Casou-se novamente em 2003 com Nicoletta Mantovani, com quem ficou até sua morte. Em 2003, tiveram um casal de gémeos (Alice e Riccardo), mas, devido às complicações no parto, apenas a menina sobreviveu.
Faleceu em 6 de Setembro de 2007, vítima de câncer no pâncreas.

Discografia
Pavarotti possui uma vasta discografia composta por álbuns de estúdio, onde transita dos clássicos eruditos às canções mais populares do interior da Itália, colectâneas de canções dos grandes nomes na música mundial, gravações de várias das óperas em que actuou, álbuns ao vivo de alguns dos concertos que realizou ao longo se sua carreira, com participações de expoentes da música lírica, bem como de ídolos da cultura pop.

Em Portugal
Pavarotti actuou duas vezes em Portugal. A primeira em 13 de Janeiro de 1991 no Coliseu de Lisboa num concerto denominado "Uma Noite com Luciano Pavarotti". Pavarotti cantou árias de Donizetti, Verdi, Massenet, Puccini, Leoncavallo e canções napolitanas.
Em 21 de Junho de 2000 actuou no Estádio São Luís, em Faro com cenário do arquitecto Tomás Taveira. Na viagem entre Lisboa e Faro, partiu-se um vidro do jacto privado do cantor, a cabine despressurizou e o avião caiu mais de três mil metros. O tenor não ganhou para o susto, comentando "Desta vez safei-me".
O incidente resultou numa otite e alguns problemas nas cordas vocais, pelo que teve de receber tratamento numa clínica próxima de Faro.
Cantou árias de Cilea, Puccini, Mascagni e Verdi, acompanhado pela Orquestra Nacional do Norte.

No Brasil
Pavarotti esteve no Brasil sete vezes. A primeira foi em 1979, realizando dois recitais: um no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e o outro no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, onde cantou para quatro mil pessoas sem o microfone. A última vez que ele esteve no Brasil foi em 2000, com uma apresentação dos Três Tenores, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Também cantou em dueto com o cantor Roberto Carlos em Porto Alegre no ano de 1998, outra apresentação dos dois juntos era esperada para o ano de 2007 em Minas Gerais mas foi cancelada devido a motivos de saúde de Luciano Pavarotti.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

  1. Caro Zé Manel
    Depois desta bela biografia de Pavarotti é uma pena não se ouvir um DVD com a sua voz. Aí vai o URL da Avé Maria cantada por ele, se o quiser publicar.
    Abraço

    http://www.youtube.com/watch?v=VATmgtmR5o4

    ResponderEliminar
  2. Caro Zé Manel

    Creio que me enganei; o URL da Avé Maria de Schubert é este:
    http://www.youtube.com/watch?v=2uYrmYXsujI
    As minhas desculpas.

    ResponderEliminar