segunda-feira, 6 de abril de 2009

CATANZARO

O porquê deste apontamento sobre CATANZARO
Muitas pessoas me foram perguntando, depois de terem visto a peça “La Nonna”, onde ficava essa estranha até então cidade de Catanzaro.
Confesso que até a mim no início me soava estranho e até tive alguma dificuldade em pronunciar esta “estranha” palavra Catanzaro.
Hoje a palavra Catanzaro já não soa assim tão estranhamente, pelo contrário já é muito popular. Até os meus alunos e alguns colegas meus que já tiveram o gosto e a satisfação de ver a peça, conhecem o nome desta cidade, chegando a dizer quando passam por mim: Catanzaro… Catanzaro…
Assim foi crescendo a minha curiosidade e senti-me na obrigação de fazer uma pesquisa na net, não só para ficar com mais alguns conhecimentos como também com eles satisfazer a curiosidade das pessoas.
Então aqui vai o que encontrei e preparei para vos apresentar.


Calábria
É uma região no sul da Itália, ao sul de Nápoles, situado no "pé" da península itálica. É delimitada a norte pela região do Basilicata, a sul-oeste, pela região da Sicília, a oeste pelo Mar Tirreno, a leste e pelo mar Jónico. A capital regional é a cidade de Catanzaro. As outras duas principais cidades são Reggio Calabria e Cosenza. Calábria é uma pequena península, que prorroga para o Mediterrâneo a trezentos quilómetros. Ela está localizada no pé do "boot" entre o Mar Tirreno a oeste e pelo mar Jónico e Golfo de Taranto para o leste. Está separada Sicília pelo Estreito de Messina, onde o ponto mais estreito entre Capo Peloro Punta Pezzo, na Sicília e na Calábria é de apenas 3,2 quilómetros. Embora o mar parece ser sempre presente na Calábria, que é principalmente uma região montanhosa. Três serras estão presentes: Pollino, a Sila, e Aspromonte. Calábria é dividido em cinco províncias: Reggio Di Calabria, Vibo Valentia, Catanzaro, Crotone e Cosenza.


Catanzaro
Catanzaro é uma comuna italiana da região da Calábria, província de Catanzaro, com cerca de 93.540 habitantes. Estende-se por uma área de 111 km2. Faz fronteira com Borgia, Caraffa di Catanzaro, Gimigliano, Pentone, San Floro, Sellia, Settingiano, Simeri Crichi, Tiriolo.

Esta antiga cidade cresce sobre uma rocha e é dividida em duas partes pela Fiumarella vale íngreme, os dois pontos sejam ligados por uma enorme ponte de aço concreto (o Viadotto Morandi), entre as mais elevadas da Europa, construído em 1960 em um projecto do arquitecto Riccardo Morandi. A praia vila Catanzaro Lido é uma pequena cidade localizada a cerca de 5 km a sul. Tem um pequeno porto de pesca e embarcações de recreio. Chamada a cidade dos 3 V's de Vitaliano (o patrono), veludos (era um centro têxtil desde Norman vezes) e "Venti" (= ventos) para a forma da brisa Sila montanhas e o mar.


História
As origens do nome são muito debatidos. Alguns dizem que é derivada de dois bizantino generais, Kattaro e Zaro, enquanto uma outra teoria é que Zaro foi o nome original do rio (Zarapotamo), para que kata Zaro significaria para além do rio. De acordo com Luigi Settembrini, o nome também poderia ser obtido pelas palavras gregas kata'-antheros "sobre o florido (serras)". A antiga cidade foi construída ao longo de três morros (St. Trifone ou St. Rocco Hill; Episcopado's Hill, St. John's Hill).
No século XV, sob a dominação do sul da Itália aragonês, Catanzaro foi a capital da seda produz o mundo que criou sedas e rendas para o mundo da justiça e do Vaticano. Comerciantes muitas vezes vinham de toda a Europa para adquirir a seda no porto de Reggio Calabria.
Durante a revolta da Calábria barões de 1528, o vice-rei espanhol Pedro de Mendoza Alarcon com 11.000 tropas leais resistiram a um longo cerco, ganhando o título para a cidade de magnifica em fidelíssima pelo imperador Charles V, o direito de cunhar moeda.
Um devastador terramoto em 1783 terá apagado igrejas, palácios e uma grande parte da população, e um segundo terramoto em 1832 completou a destruição da maioria dos antigos edifícios históricos.
Catanzaro foi outrora um florescente bizantinas centro, bem como um posto avançado o antigo castelo Norman existente até hoje.


Principais pontos turísticos
- Duomo (Catedral). Construída sobre uma catedral normanda, em 1121, no século XVI que recebeu uma fachada renascentista que foi, porém, destruída em 1638. A igreja foi quase inteiramente destruída pelos bombardeios de 1943, e mais tarde foi reconstruída.
- Basílica dell'Immacolata.
- Igreja do Santíssimo Rosário (século XV ou XVI), com uma fachada renascentista e uma única nave interior.
- Igreja de Sant'Omobono (século XI ou XII).
- Pequena igreja bizantina de Sant'Omobono (11th century).
- Chiesa dell'Osservanza, ou Santa Teresa. No interior é o século XVI. Capela do Santo Sepulcro e uma estátua de "Madonna delle Grazie” por Antonello Gagini.
- Restos do Castelo Norman.
- Porta di S. Agostino e Porta di STRATO, duas portas, que são os últimos vestígios da muralha medieval, demolida em 1805.
- Palazzo de 'Nobili (século XV), actual Câmara Municipal.




Província de Catanzaro


# Origem deste pequeno resumo foi a Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário