segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CANTIGAS DE TAVAREDE

CONCURSO NACIONAL DE MÚSICA DA FUNDAÇÃO INATEL

A Fundação INATEL, para o triénio 2009/2011, definiu as práticas culturais amadoras como um dos vectores estratégicos da sua política cultural.

A Sociedade de Instrução Tavaredense, tal como os outros grupos participantes, fez a sua candidatura tendo apresentado o seu programa que foi apreciado e aceite pela INATEL.

Foi no dia 3 de Outubro de 2010, domingo, que no Cine-Teatro Jardim, em Seia, decorreu a Eliminatória Regional do Centro do Concurso Nacional de Música da Fundação INATEL.Cantigas de Tavarede” coro da Sociedade de Instrução Tavaredense (SIT), dirigido pelo Maestro João Cascão, foi o grupo apurado para a Final Nacional de Música.

Foi ontem dia 21 de Novembro, domingo, que em Beja no Teatro Municipal Pax Júlia, numa excelente participação, honrando os pergaminhos da Sociedade de Instrução Tavaredense, o grupo “Cantigas de Tavarede”, com uma actuação de grande nível, recebeu do Júri uma Menção Honrosa.

Congratulo-me por esta distinção porque para além do que disse anteriormente, também tenho a honra de integrar este grupo de cantigas, onde senti como os meus companheiros e amigos a responsabilidade de dignificar a SIT e a nossa Vila de Tavarede.
O 1º lugar foi atribuído ao Coro Feminino do Conservatório do Vale de Sousa da Associação de Cultura de Lousada.

Esta nossa participação, segundo a minha opinião, teve pontos muito positivos. Pois para além da vertente competitiva, foi importante a troca experiências, de saberes e o convívio entre os grupos participantes.

Outro ponto que não quero deixar de focar foi a atitude do Júri. Antes de dar a conhecer a classificação fez uma análise sobre o trabalho de cada um dos grupos, onde foram focados não só os pontos positivos como também os aspectos a melhorar. Esta prática para mim é de uma grande correcção, pois que permite a cada grupo melhorar esses aspectos no futuro.

Finalmente, não quero deixar de fazer um reparo.
Os reportórios dos coros participantes não apresentaram temas de música portuguesa. Este facto também foi focado pelo próprio Júri do evento.

Para que fique a constar, vou seguidamente dar a conhecer a constituição do Júri:








Parabéns ao grupo "Cantigas de Tavarede"!


Parabéns à Sociedade de Instrução Tavaredense!

Sem comentários:

Enviar um comentário