terça-feira, 12 de abril de 2011

ALMOÇO GASTRONÓMICO

CONVIVENDO COM 2 LAMPREIAS

Sábado, 09 de Abril de 2011

Foi um almoço, no passado sábado (dia 9), numa sala com grandes tradições, pelos convívios de amigos e familiares, que outrora ali se reuniram. E neste dia foram lembrados e estiveram presentes… bastou lembrarmo-nos deles. Muitos sabores gastronómicos nesta sala se saborearam, mas a ementa, nesta época do ano, só poderia ser o tradicional “Arroz de Lampreia”.


Como ainda não estamos muito à vontade para fazer este pitéu, tivemos que pedir a alguém, “mestre” nesta área, para nos adiantar os preparos.
Assim, lá iniciámos a confecção da lampreia quase nos “finalmente”: - o refogado já estava feito num tacho; - a lampreia, num segundo tacho preparada para mergulhar no arroz; - um frasquinho com o sangue em vinho tinto verde, a aguardar; - uma garrafa de vinho verde tinto, estava de prevenção para o toque final; - a dose de arroz foi-nos também doseada para nada falhar. Agora mãos à obra! 1º - Tacho do refogado ao lume para ferver; 2º - Acrescentou-se um pouco de água quente; 3º - Acertou-se o sal; 4º - Juntou-se em seguida o arroz até cozer, mexendo sempre; 5º - Quando o arroz começou a abrir, juntámos o sangue do frasquinho; 6º - E finalmente a tão esperada lampreia, juntou-se ao arroz; 7º - Para finalizar um toque com umas gotas de vinho verde tinto e mexer misturando um pouco.



Seguidamente, o tacho foi para a mesa onde cinco “esfomeados”, arregalavam os olhos para o tacho que, diziam eles, nunca mais chegava. Se eles soubessem o que custou fazer este arroz de lampreia!?...





É claro que nem todos os presentes comeram deste pitéu. Mas também não ficaram a olhar, pois tinham à sua espera um bacalhau no forno que segundo disseram estava muito saboroso.


Mas a rainha deste dia foi sem dúvida a LAMPREIA! O arroz estava muito bom, mas para mim a lampreia estava divinal. O tacho ficou com o fundo a ver-se, foi bom sinal. Que venham as próximas lampreias, que estas já passaram à história!


Nota de “rapa tacho”: Tive pena de que comigo todos gostassem muito de lampreia… Às vezes aparecem amigos (estes são mesmo amigos) que só gostam do arroz! Acontece poucas vezes para mal deste meu pecado (estou a brincar…)!







Um grande abraço de amizade gastronómica para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário