domingo, 10 de agosto de 2014

FINDAGRIM 2014

09 de Agosto de 2014

 

Mais um ano e a Feira Industrial, Comercial e Agrícola de Maiorca (FINDAGRIM), aconteceu. De 06 a 10 de Agosto de 2014, o programa deste certame se vai desenrolando.
Ontem dia 09, o cabeça-de-cartaz José Cid, uma “lenda” vida da música portuguesa atraiu centenas de pessoas de entre as quais me incluo.
Cerca das 18H30, rumei a Maiorca na companhia de minha mulher, Vítor Azenha e a esposa Madalena e a D. Isabel, parceira destes.
Após nossa chegada e como já estava na hora do jantar, demos uma volta pelas tasquinhas, para escolhermos onde podíamos comer.
Juntaram-se a nós, o Miguel meu genro e o seu filho e meu neto Tiago, que também nos acompanharam no repasto.
Para entradas escolhemos umas petinguinhas com molho de escabeche e como segundo prato, um arroz de cabidela e também alguém escolheu enguias fritas.

Em seguida demos uma volta pela feira “FINDAGRIM”, com cerca de 150 stands, onde a área de atividades económicas tem especial relevo, mas onde também não faltaram exposições, artesanato, tasquinhas e desporto.
Este certame tinha três palcos para animação, num deles exibiram-se neste dia: Grupo de Cantares da Casa do Lavrados dos Casais, Rancho Folclórico da Vila de Pereira e Rancho Folclórico da Carapinheira.
No palco principal é claro que estava guardado para a atuação sempre espetacular, de José Cid, nome artístico de José Albano Cid de Ferreira Tavares.
Com algum atraso José Cid entra em palco e senta-se ao piano. Com uma energia inesgotável quase sempre ao piano, ia entoando as suas canções de sempre a fazer lembrar que a musica é intemporal, êxitos como "Cai Neve em Nova Iorque", "Vinte Anos", "A Rosa que te Dei", "Mais um Dia", "No Dia em que o Rei Fez Anos", "Coração de Papelão", "A Lenda D’el Rei D. Sebastião", "Ontem Hoje e Amanhã", "A Cabana Junto à Praia", "Nasci para a Música".
A plateia ao rubro acompanhou o cantor com palmas, a fazer coros, e ele filmou e até a partilhou no Facebook este espetáculo.
José Cid apresentou também novos temas, como "Menino Prodígio" que dará nome ao próximo álbum do cantor e ainda um tema dedicado a Marylin Monroe.
Mas José Cid soube envelhecer e adaptar-se aos novos tempos, por isso o público que assistiu a este seu espetáculo era constituído por pessoas de todas as idades que mostraram conhecer bem a sua música.
Estava o espetáculo a meio, quando o cantor e sobrinho de Cid, Gonçalo Tavares, foi convidado a substituir o tio ao piano para interpretar dois temas, que foram do agrado do público.

José Cid regressou novamente ao palco de roupa mudada e neste regresso ao palco, aproveitou para agradecer ao público o carinho que tinham dado ao sobrinho e continuou a cantar as suas canções imortais. O público não arredou  pé, mas o final do espetáculo já se aproximava do fim.

Antes porém chamou ao palco o seu segundo convidado da noite, José Perdigão, que com uma voz portentosa interpretou dois temas do próximo trabalho do músico que reúne temas castelhanos e portugueses.
Ficou novamente José Cid sozinho em palco com a sua banda para terminar a noite com "Como o macaco gosta de banana", "Nasci para a música" e "Vem viver a vida amor".
Eram já cerca das 02H30 da manhã quando o concerto terminou, com muita pena para muitas das pessoas que a estas horas tão tardias continuaram teimosamente a não abandonar o recinto.
José Cid é um dos maiores talentos jamais revelados pela música portuguesa. A sua versatilidade garantiu e continua a garantir um lugar muito especial no coração do público.

Regressamos então a casa, cansados mas confortados por este final de noite memorável.

1 comentário:

  1. Foi uma noite desgastante, mas porreira! Fez-nos voltar uns anos atrás e recordar,momentos únicos!Parabéns Zé pela realização destes trabalhos, para mais tarde recordarmos!Um abraço

    ResponderEliminar