segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Almoço de Confraternização

27 de Setembro de 2018
Novamente juntos os para fecharmos um círculo, o da Comemoração dos nossos 40ºs Aniversários de Casamento: Zé Manel e Mirita - Vítor e Madalena - Rui e Isabel.
Às 12H00 saímos de Tavarede na direção da Tocha.
A Tocha é uma vila e uma freguesia do concelho de Cantanhede. 
Antigamente chamada S. João Baptista de Tocha, em 1840, pertencia ao concelho de Cadima extinto em 31 de Dezembro de 1853, passando desde então a integrar o de Cantanhede. Na Tocha realizam-se vários tipos de mercado ao longo do mês:
- Mercado diário - Realiza-se diariamente um mercado no centro da Tocha, onde podem encontrar carnes, peixes, fruta, legumes, flores, outros.
- Mercado semanal - Todos os domingos de manhã existe um mercado no centro da tocha com mais feirantes (incluindo vestuário, sapataria, acessórios de moda, cestaria, artigos para o lar, artigos lavoura, feirantes de comes e bebes, etc.).
- Mercado quinzenal - Realiza-se quinzenalmente em dias definidos um mercado/feira (com mais feirantes que o semanal): 14 e 27 de cada mês
Nota: quando coincide com o Domingo, passa para o dia anterior (sábado).
Como curiosidade neste dia foi dia de feira, 27.

Eram 12H30 estávamos a chegar a Escoural - Sanguinheira.
Sanguinheira é uma freguesia do concelho de Cantanhede
Os limites da freguesia tem a freguesia de Cadima a leste, a freguesia de São Caetano a norte, a freguesia da Tocha a oeste e a freguesia de Arazede (em Montemor-o-Velho) a sul. Além da sede de freguesia e paróquia católica, a freguesia é composta pelos lugares de Carreiros, Casal dos Netos, Corgo Encheiro, Escoural, Feitoso, Fervença, Freches, Gesteira, Grou, Lagoa Alta, Lagoa Negra, Lombo Folar, Moita, Palhagueira, Pedras Ásperas, Recachos, Taipinas e Tavaredes. As suas terras aráveis são excelentes para a produção de milho, a batata, o feijão e produtos hortícolas variados. Tem também uma significativa criação de gado bovino e a produção de leite atinge diariamente, em média, 25 mil litros. Desde 2000, Sanguinheira é considerada a capital da farinheira.

O nosso objetivo era o Restaurante “Os Oliveiras”, onde escolhemos fazer o nosso almoço. O estacionamento em frente do restaurante já estava completo, mas, havia ainda muito espaço num grande parque nas traseiras. O interior apresenta uma sala enorme, com mesas corridas cheias de comensais.
Logo que nos sentámos foi-nos servida broa quente, azeitonas e manteiga.
A broa é fantástica e até se come sozinha sem qualquer acompanhamento. Ficámos logo com meia refeição feita.
O bacalhau é um dos pratos de referência deste espaço.
Escolhemos o Bacalhau à Lagareiro e Bacalhau à Casa. O bacalhau era ótimo, de boa qualidade, saboroso e bem servido.
Os grelos que acompanharam este prato, estavam bem cozidos e eram muito, muito saborosos.
Já agora uma palavra para o vinho que nos foi servido, é da região, macio e suave, fazendo um acompanhamento excelente
As sobremesas eram simples, mas muito agradáveis.
Gostámos do atendimento com gente simpática e rápidos a servir, prejudicado, mas pouco, por causa do grande número de clientes.
Quero deixar um pequeno apontamento menos positivo, que é a qualidade da acústica, devido ao tamanho da sala e ao número elevado de clientes.
Pessoalmente gosto de tomar as refeições num clima de menos barulho, o suficiente para poder conversar com quem partilho a mesa.

Como ainda era cedo para os nossos compromissos particulares, ainda fomos em clima mais sossegado até Fervença.
Mais precisamente à praia fluvial de nome Olhos da Fervença tem este nome devido á localidade onde se insere, Olhos da Fervença que pertence á freguesia de Cadima, concelho de Cantanhede. Uma zona de abastecimento de água do Concelho de Cantanhede e outros ao redor, e que ali se situa a Central de Água dos Olhos da Fervença.
Ali estivemos um pouco na esplanada do café que ali existe, a conversar, confraternizando mais um pouco.

Como a quantidade de comida servida ao almoço foi bastante avantajada, trouxemos o que sobrou nas travessas.
Assim, juntámo-nos ao jantar para acabarmos o dia em beleza, envolvidos em gastronomia. 
Regressámos, entretanto, às nossas casas, satisfeitos por mais esta saída, juntos, num ótimo clima de amizade.

Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário