segunda-feira, 26 de outubro de 2015

É Obrigatório pedir Desculpas e Assumir as Culpas

“As Desculpas não se pedem, evitam-se”

Finalmente alguém assume as suas responsabilidades e pede desculpas pela decisão do erro que foi a Guerra do Iraque.
Mais vale tarde que nunca.
Ontem dia 25 de Outubro de 2015, passados que são 12 anos, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair assumiu os erros da invasão ao Iraque, admitindo que o regime do ditador Saddam Hussein não tinha armas químicas.
Só que Saddam Hussein, ex-presidente do Iraque, foi executado pelos “crimes” que cometeu.
O Julgamento de Saddam Hussein, aconteceu em um Tribunal Especial Iraquiano, onde foi acusado de violações dos Direitos Humanos durante o seu governo e foi condenado à pena de morte (por enforcamento) pelo assassinato de 148 homens, predominantemente xiitas, na cidade iraquiana de Dujail em 1982.
Segundo aquilo que tenho lido, ainda não existe nenhuma lista oficial de civis mortos na guerra do Iraque. Em 6 anos da guerra foram mortos mais de 66 mil civis. As autoridades militares dos Estados Unidos falharam na investigação de milhares de relatórios de abusos, torturas e violações que envolvem as forças de segurança iraquianas.
O WikiLeaks colocou 400 mil documentos à disposição da opinião pública, nos quais se fala em 109 mil mortos e já estão a trabalhar no assunto equipas de advogados defensores dos “Direitos Humanos”.
Se estas provas forem a tribunal e se houver provas dessas violações equiparando-as às de Saddam Hussein, qual serão os resultados?
O mesmo do que aconteceu a Saddam Hussein e seus capangas?

Na tarde de 16 de Março de 2003, os olhos do Mundo estiveram postos na Base das Lajes, nos Açores, quando o Presidente norte-americano, George W. Bush e os então primeiros-ministros britânico Tony Blair, espanhol José Maria Aznar e português Durão Barroso se reuniram para uma cimeira que culminou, quatro dias depois, com decisão do início da guerra contra o regime iraquiano de Saddam Hussein e que ficaria conhecida como Cimeira das Lajes ou Cimeira da Guerra.
Tony Blair pediu desculpas pelos erros na Guerra do Iraque.
Quando é que George W. Bush, José Maria Aznar e Durão Barroso vão também assumir as culpas?

Quando é que o nosso “extraordinário” ex-primeiro-ministro (que a 24 de junho de 2004, pediu a demissão, não esquecer), ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, pede também aos portugueses e ao Mundo, DESCULPA?
Li na net já há algum tempo e é para refletir:
“Pegue esse copo.
- Peguei.
- Agora solte-o no chão. O que houve com o copo?
- Ele se quebrou, por quê?

- Agora pede desculpa e vê se ele fica inteiro novamente.”

2 comentários:

  1. Fantástico este texto. Vou "roubar" para o meu arquivo.

    ResponderEliminar
  2. "Rouba à vontade". É preciso denunciar estes crimes. Uns já foram julgados e castigados como culpados(?). Mas existem outros que ainda não foram julgados.
    É obrigatório não deixar esquecer estes casos!

    ResponderEliminar