terça-feira, 25 de setembro de 2018

Passeio a Barcelona - III

3º DIA - 4ª feira

Cerca das 08H30, tomamos o pequeno-almoço.
Saímos do hotel cerca das 09H00 na direção da Plaça Catalunya, onde apanhámos o autocarro, para a visita a Barcelona, neste dia na Rota Laranja, que já percorremos na véspera apenas em passeio.

Cerca das 09H30 na 1 - Plaça Catalunya entramos o autocarro para a Rota Laranja; 2 - Arc de Triomf; 3 - El Born, Ciutadella, Zoo; 4 - Passeig de Colom; 5 - World Trade Center; 6 - Jardins de Miramar; 7 - Fundació Joan Miró.

A nossa primeira paragem foi na 8 - Anella Olímpica, que é um dos legados mais importantes deixados pela celebração dos Jogos Olímpicos na cidade de Barcelona, em 1992.
A Anella, situada no alto da montanha de Montjuïc, foi o coração desse grande evento desportivo. A Anella Olímpica reúne uma série de grandes equipamentos desportivos e de lazer, como: o Estadi Olímpic Lluís Companys, o Open Camp, o Palau Sant Jordi, a Torre de Comunicacions e o Museu Olímpic i de l’Esport.
Entramos neste espaço desportivo em modo de descanso, pois estava aquela hora já muito calor. Refrescámo-nos e sentados no café ali existente conversámos num ambiente de convívio e amizade.

Tiramos algumas fotografias e desfrutamos calmamente daquele espaço agradável e sossegado.

A seguir dirigimo-nos para a paragem do autocarro e passamos pela 9 - MNAC - Museu Nacional d’Art de Catalunya, 10 - Poble Espanyol, 11 - CaixaForum - Pavelló Mies Van der Rohe e paramos na 12 - Plaça d’Espanya. 
A Plaça d’Espanya é um ponto de convergência de grandes e importantes avenidas de Barcelona. Também é a porta de entrada para o Parc deMontjuïc. A avenida que leva ao parque está adornada por duas grandes torres, que têm influência da torre da praça de São Marcos em Veneza, as “Campanilles”. Toda a área em redor desta praça foi preparada para a Exposição Internacional de 1929, e é onde está localizada a Fira, que recebe importantes feiras nacionais e internacionais.

Descemos do autocarro na paragem junto a uma das duas torres.
Fomos na direção de Montjüic onde na sua base podemos apreciar o Museu d’Arte de Catalunha (MNAC) e logo mais abaixo deste monumento vemos a Fonte Mágica de Montjuic foi inaugurada em 19 de maio de 1929, durante a Exposição Internacional de Barcelona. Esta fonte é conhecida que faz jogos de luz e de água, sendo por isso um verdadeiro espetáculo.

Subimos pelas escadarias laterais desta fonte e das cascatas que embelezam este extraordinário local. A subida concretizou-se até junto ao MNAC. Dali a vista para a Plaça de Espanya é espetacular.

Descemos para o centro da Plaça d’Espanya onde se encontra uma imponente Fonte Monumental, que foi construída por ocasião da Exposição Internacional de 1929. O monumento é uma alegoria aos rios e mares da Espanha, representados pelo Ebro, Guadalquivir e Tejo e pelo Mediterrâneo, Atlântico e Cantábrico. No alto do conjunto escultórico há uma pira, onde arde uma chama. A fonte foi construída com materiais nobres, como o mármore, o ferro e o bronze.

Visitamos a seguir a Praça de Touros, onde durante a Guerra Civil foi um quartel do exército republicano. A última tourada realizada ocorreu em 1977, e a partir de então, decidiu-se adaptá-la ao uso comercial. Em 2011, inaugurou-se o Centro Comercial Las Arenas, onde podemos provar pratos típicos da Catalunha e outros, nos seus muitos restaurantes.

Foi aqui que almoçámos, no restaurante Frank4, onde a comida foi ótima.

O local era pequeno, mas agradável para desfrutar do nosso almoço e aproveitar para descansarmos as pernas.
O atendimento foi agradável e simpático.

Depois subimos ao andar superior onde podemos admirar as vistas excelentes de toda a zona da Praça de Espanha e seus arredores.
Depois desta visita muito agradável, dirigimo-nos para a paragem do autocarro onde embarcamos para continuarmos o nosso passeio.

As paragens seguintes: a 13 - Estació de Sants; 14 - Camp Nou,

15 - Plaça Pius XII e logo a seguir a 16 - L’Illa Diagonal; 17 - Avinguda Diagonal; 18 - La Pedrera, e finalmente a 19 - Casa Batlló é uma das obras mais importantes e impressionantes do genial Antoni Gaudí, refletindo o período de plenitude criativa do artista. A casa também é conhecida popularmente como a “casa de las máscaras” ou a “casa de los huesos” (ossos) pela semelhança de alguns elementos decorativos da fachada com máscaras e ossos.

Tínhamos as entradas marcadas para este dia. Quando chegámos à entrada a fila era enorme, mas nós tivemos acesso logo de imediato.

A Casa Batlló é um edifício modernista, mais precisamente modernista catalão e que se situa no nº 43 do Passeig de Grácia, na chamada Ilha da Discórdia. O edifício figura na lista do património mundial da UNESCO.
Uma visita a não esquecer, uma casa pensada ao pormenor que podemos seguir ao detalhe com o áudio-guia que forneceram logo à entrada. Percorremos toda a casa do primeiro andar, passando pelo pátio privado, até ao terraço onde podemos apreciar as estranhas chaminés.
Ao longo da visita existem determinados detalhes que nos faz lembrar dragões, animais marinhos, mar e natureza. A imaginação de Gaudí é impressionante! Não podemos deixar de fotografar esta arquitetura quase surreal. A casa é maravilhosa.
Acabada esta visita inesquecível, já no exterior, apetece tirar mais umas fotografias. É impressionante como se encontra sempre mais um detalhe, um pormenor diferente.

Novamente na paragem do autocarro e mais uma vez seguimos viagem, para a 1 - Plaça Catalunya, onde nos apeámos e demos o passeio naquele dia por acabado.

Saímos da Plaça Catalunya e descemos as Ramblas à procura do nosso jantar.

Como estávamos um pouco cansados pelo dia de passeio e visitas que tínhamos feito, decidimos jantar perto do hotel, no Restaurante Fernando, situado na Carrer Ferran.
Depois de jantarmos estivemos a combinar o dia seguinte, no bar do hotel.

Sem comentários:

Enviar um comentário