Comecei a minha profissão de professor no ano letivo de 1976/1977, lecionando a disciplina de Trabalhos Manuais (TM), disciplina que se extinguiu fundindo-se com a Educação Visual (EV), surgindo assim a Educação Visual e Tecnológica (EVT), em 1989.
A Reorganização Curricular do Ensino Básico, que já vem desde 2001/2002, atinge agora outro patamar no qual continua o percurso para a extinção da área artística e tecnológica, já em 2012/2013. Esta é a minha opinião.
A importância dos trabalhos manuais na sala de aula contribuem para o desenvolvimento motor, o raciocínio, a criatividade, as relações sociais e os talentos dos alunos.
EVT tem sido o ponto de encontro das tendências do ensino artístico, onde se trabalha a ideia integradora para a exploração sensorial das possibilidades físicas do material e sua transformação.
EVT tem sido o ponto de encontro das tendências do ensino artístico, onde se trabalha a ideia integradora para a exploração sensorial das possibilidades físicas do material e sua transformação.
Com efeito, os trabalhos manuais são de extrema importância no desenvolvimento das habilidades psicomotoras e criativas, no desenvolvimento das competências e no descobrir dos talentos, a ter e a mostrar valor.
Hoje encontro-me aposentado e tal como durante os 40 anos de vida profissional, nunca deixei de fazer os meus trabalhos manuais.
A seguir alguns dos trabalhos que executo. Os materiais que utilizo/transformo são prioritariamente reciclados e/ou naturais.
O Gepeto e o Pinóquio, é um trabalho de recortes em madeira. Aproveitei pedaços de pinho e contraplacado; utilizei restos de sisal, fio dourado, folhas plásticas, musgo seco e um pedaço seco de um ramo de laranjeira. A Galinha “Alface”, teve origem de uma cabaça. Os elementos decorativos são fragmentos de cabaça, bolotas e materiais de mostruários diversos que reutilizo.
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